A importância dos Cereais

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Os cereais são qualquer fruto ou semente comestível da família de gramíneas que podem ser utilizados como alimentos, por exemplo a aveia, o arroz, o trigo, a linhaça e a quinoa. Eles são ricos em amido, vitaminas, minerais e fibras, auxiliam a controlar a glicemia e melhorar problemas digestivos. Desta forma, os cereais não podem faltar na mesa, pois possuem diversas propriedades benéficas para a nossa saúde.

 

Uma alimentação saudável consiste em consumir alimentos ricos nutricionalmente e de forma variada. Todos os tipos de cereais são boas fontes de hidratos de carbono complexos, vitaminas várias e minerais e têm, naturalmente, pouca gordura. Consumindo esses alimentos, você ingere mais nutrientes e ajuda a tornar as suas refeições e lanches mais interessantes, pois são uma delícia. Contudo, é muito importante a ingestão de água na dieta diária, para que as fibras dos alimentos possam ser benéficas e funcionais.

 

Os efeitos benéficos dos grãos incluem:

  • Aumentam a saciedade ajudando na manutenção e perda de peso;
  • Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago);
  • Redução do colesterol (por exemplo, pelas fibras solúveis encontradas na aveia). O consumo de cereais integrais como parte de uma dieta saudável reduz os níveis de colesterol no sangue e podem diminuir o risco de doenças cardíovasculares. Pesquisas recentes mostram que as pessoas com corações saudáveis tendem a comer mais alimentos contendo cereais integrais, como parte de uma dieta com baixo teor de gorduras e estilo de vida saudável.
  • Produção de baixos níveis de glicose e conseqüente menor resposta da insulina (um benefício na perda de peso). Quando comemos, há um pico de glicose no sangue após a refeição. Já os integrais fazem diminuir esta quantidade da substância no sangue, contribuindo também no controle do diabetes.
  • Efeito protetor pelas fibras (do farelo / farinhas de cereais) no intestino: A lignana das plantas, como encontrada na linhaça, farelo de trigo e centeio, são fitoestrógenos e são conhecidos pela sua proteção   contra alguns tipos de câncer.
  • Bom funcionamento intestinal: As fibras presentes nos cereais integrais são importantes para o bom funcionamento intestinal, pois aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal.

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