O que são alimentos integrais?

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São, basicamente, grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio – que não passaram por nenhum processo de refinação. Por isso, eles conservam todosos componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras, onde está a maior concentração de minerais e vitaminas. Aí reside sua principal vantagem: não perde as partes ricas em nutrientes.

 

As pesquisas revelaram também a presença das fibras, que ajudam a reduzir o colesterol e a glicose sangüínea. É por tudo isso que os nutricionistas afirmam que os alimentos integrais sejam bem mais saudáveis – embora não apresentem menos calorias que os refinados.

 

Além disso, possuem índice glicêmico baixo (que significa a liberação lenta de açúcar, e em menor quantidade no sangue). São absorvidos mais lentamente pelo organismo, e os níveis de glicose vão aumentando aos poucos. Dessa maneira, este tipo de alimento sacia mais rápido e por mais tempo. Neste caso, estamos falando de cereais, pães integrais e massas integrais em geral.

 

Vantagens e benefícios do consumo de integrais

  1. Facilita o funcionamento do intestino;
  2. Aumenta a sensação de saciedade, e por mais tempo: você demora mais tempo para ficar com fome novamente, porque as fibras absorvem água, permanecendo mais tempo no estômago. Além disso, quando você ingere esses alimentos integrais, se sente saciado mais rapidamente, logo, irá comer menos.
  3. São mais ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras (principalmente) do que qualquer outro alimento refinado, contribuindo assim para uma alimentação mais equilibrada, e suprindo a quantidade correta desses itens que seu corpo precisa.
  4. Diminui o colesterol resultando em redução do risco de doenças cardiovasculares;
  5. Diminui o risco de diabetes: mais uma vez, o alto teor de fibras desses alimentos se torna um aliado. Por possuírem um índice glicêmico de nível baixo para moderado, os alimentos integrais permitem uma absorção mais lenta de glicose no sangue, evitando a elevação rápida desse açúcar após a ingestão, os picos de glicemia e reduzindo o trabalho da insulina.

 

Mas, não se esqueça de tomar bastante água, para tudo isso surtir o efeito desejado.

 

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